João Pires, o Gago

Salvador Pires, o Velho

f a m í l i a
Filhos(as) com:
Maria Rodrigues

Filhos(as):
Salvador Pires, o Moço
Salvador Pires, o Velho
  • Nascimento: ca 1515, Porto, Porto, Portugal
  • Casamento: com Maria Rodrigues
  • Falecimento: , São Paulo, SP, Brasil

    Segundo P. Taques, veio com Martim Afonso em I532 e vinte anos depois foi a Portugal para trazer a mulher e os fllhos:
    Revista do IHGSP vol. XLVII
    Após as dificuldades apresentadas para a colonização do Nordeste e Norte do Brasil, devido à vastidão da costa e aos ataques continuados dos franceses, em 1532 a Coroa Portuguesa, sob as ordens de João III, determina a Martim Afonso de Sousa que promovesse a instalação de uma colônia no Sul do Brasil. Na esquadra de Martim Afonso de Sousa, foi registrado nomes interessantes e que influenciaram sobremaneira a história da criação do Brasil, gerando inclusivamente grande descendência, são eles:
    -Garcia Roiz/Rodrigues e sua mulher Isabel Velho;
    -João Pires e seu filho Salvador Pires com sua mulher Maria Rodrigues, a qual era filha da Garcia Roiz e Isabel Velho; e
    -João do Prado; TODOS DE ASCENDêNCIA SEFARDITA! http://www.viladeutopia.com.br/judeus-e-cristaos-novos-na-criacao-e-colonizacao-do-sul-do-brasil/
    (Fonte: Roberto Petroucic, "Petroucic genealogy", database, Genealogy Online (https://www.genealogieonline.nl/petroucic-genealogy/I185600.php : accessed October 5, 2020), "Jorge Pires (< 1480-????)".

    Ver:http://www.arvore.net.br/Paulistana/Pires_1.htm

    * São Paulo, figurou nas primeiras expedições contra os índios hostis à vila de São Paulo, na segunda metade do século XVI. Exerceu as funções de Procurador do Conselho, em 1563, e Juiz Ordinário, em 1573. Tinha uma fazenda de uma légua de terras, mantida com a utilização de índios catequizados e escravizados. Casado a primeira vez com N. de Brito, de quem teve os filhos acima; a segunda vez, casou-se com Mécia Fernandes

    Grande variedade encontramos sobre a origem dos Pires da capitania de São Paulo. Segundo umas memórias de pais a filhos, foi progenitor desta família Salvador Pires, que de Portugal trouxera dois filhos: Salvador Pires e Manoel Pires; Porém, o exame e lição dos cartórios nos levaram a descobrir a verdade sobre o assumpto, que é a seguinte:

    Entre os nobres povoadores da vila de S. Vicente, que a esta ilha chegaram com o fundador dela o fidalgo Martim Affonso de Sousa em princípios do ano 1531, vieram João Pires, chamado - o Gago, natural do Porto e seu primo Jorge Pires que era cavaleiro fidalgo (naquele tempo era este foro o melhor) cujo alvará veio ao nosso poder para o lermos.

    Este João Pires trouxe consigo da cidade do Porto o filho >SALVADOR PIRES<, o qual se casou (não se sabe ao certo se em Portugal ou em S. Vicente) com Maria Rodrigues também natural do Porto, que veio para S. Vicente com seus irmãos, f.ª de Garcia Rodrigues e de Izabel Velho. De S. Vicente passaram a Santo André da Borda do Campo João Pires o Gago e seu filho Salvador Pires com sua mulher Maria Rodrigues, e ficaram nessa povoação que foi aclamada vila em 1553 em nome do donatário da capitania Martim Affonso de Sousa, sendo o dito João Pires o Gago o 1.º juiz ordinário desta vila. (Cam. de S. Paulo cad. 1.º, tit. 1553 da vila de Santo André).

    Maria Rodrigues, esposa de SALVADOR PIRES, era já falecida em 1579, porque em 1580 foi passada a seu marido quitação de haver cumprido com as disposições testamenteiras da defunta sua mulher pelo prelado administrador, sendo escrivão da câmara eclesiástica e visita Francisco de Torres.

    Por esta quitação se vê que a família Pires teve seu princípio neste Salvador Pires casado com Maria Rodrigues, ambos naturais do Porto, e não em outro Salvador Pires filho deste, o qual foi casado com Mecia Fernandes.

    SALVADOR PIRES casado com Maria Rodrigues veio da cidade do Porto para a vila de S. Vicente consta de uma carta de sesmaria que em 1573 lhe concedeu Jeronimo Leitão, capitão-mor governador loco-tenente do donatário Pedro Lopes de Sousa, da qual também consta que passara da vila de S. Vicente para a de Santo André no ano de 1553, e lhe foi dada meia légua de terras na Tapera que tinha sido alojamento do índio Baibebu, partindo pelo campo de Piratininga direito à serra, por ser dito Pires lavrador potentado, que dava avultada soma de alqueires de trigo ao dízimo, além da colheita de outros frutos todos os anos".

    SALVADOR PIRES e Maria Rodrigues, tiveram dois filhos:

    - Manoel Pires
    - Salvador Pires "filho""
    (Fonte: Genealogia Paulistana - Luiz Gonzaga da Silva Leme (Vol II) - Pág. 01 a 05 - Tit. Pires (Parte 1))

    Veja também: https://pauliceias.blogspot.com/2015/01/a-familia-pires-associados-camargos.html

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2