Miguel Maria de Noronha FeitalMaria da Conceição PinheiroDesiderio Antonio de MirandaFrancisca de Gouvêa

José Feliciano de Noronha FeitalMaria Gouvêa de Miranda

Zulmira Feital

f a m í l i a
Irmãos(ãs):
Amanda Adalgisa de Noronha Feital
Julieta de Noronha Feital
Ludgero Feital
Lydia Feital
Romeo Feital
Oscar de Miranda Feital
Alexandrina de Noronha Feital
Maria de Noronha Feital
Zulmira Feital
  • Nascimento: 23 fev 1882, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Casamento: 31 de janeiro 1916, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, com Manoel Cavalcanti de Freitas
  • Profissão: Professora
  • Image gallery (1 images)

    "Aos nove dias do mez de abril de mil oitocentos e oitenta e dois, nesta matriz do Senhor Bom Jesus do Monte de Paquetá, o reverendo Pe. Ayres da Silva e Costa de licença minha baptisou e pos os Santos Oleos a Zulmira, innocente, nascida a vinte e tres de fevereiro do corrente ano [1882], filha legitima do Bacharel José Feliciano de Noronha Feital e de Dona Maria Gouveia de Miranda Feital, neta paterna do Bacharel Miguel Maria de Noronha Feital e de Dona Maria Josefina [sic] de Noronha Feital e materna de Disiderio Augusto de Miranda e de Dona Francisca de Gouveia Miranda, foram padrinhos Antonio Pereira da Rocha e Dona Idalina Josefina [sic] de Noronha Salgado e para constar mandei lavrar este termo que assigno Vgo. Coneg. Joao Frnco. Goulart."(Fonte: "Brasil, Rio de Janeiro, Registros da Igreja Católica, 1616-1980," images, FamilySearch (https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZ38-G4?cc=1719212&wc=M6ZY-RPX%3A131775101%2C144121501%2C144134001 : 20 May 2014), Rio de Janeiro > Senhor Bom Jesus do Monte > Batismos 1871, Mar-1883, Ago > image 96 of 108; paróquias Católicas ,Rio di Janeiro (Catholic Church parishes, Rio di Janeiro).

    Zulmira Feital, nascida no então Município da Corte em 23 de fevereiro de 1882, era filha legítima do Dr. José Feliciano Noronha Feital e de D. Maria Gouvêa de Noronha Feital. Além dela, Feliciano e Maria Gouvêa tiveram outros cinco filhos: Amanda, Lydia, Julieta, Romeo e Ludgort. Zulmira iniciou seus estudos na Escola Normal do Distrito Federal em 1897, aos 15 anos, no curso noturno, apresentando no ato da matrícula o comprovante de escolaridade do ensino de segundo grau e o certificado de sanidade de vacina. Entre idas e vindas, matriculou-se pela última vez nas matérias do Curso, Geografia e Geometria do segundo ano, contudo não compareceu para a realização dos exames. Segundo o que podemos perceber do seu histórico escolar, Zulmira abandonou sua formação em 1902. (Fonte: Monção, Vinicius de Moraes, Espinhos no jardim: conflitos e tensões na criação do Jardim de Infância Campos Salles (Rio deJaneiro, 1909- 1911) / Vinicius de Moraes Monção.- Rio de Janeiro, 2015. 167 f. Orientador: Irma Rizzini. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

    "Realizou-se hontem [31 de janeiro de 1916] o enlace matrimonial da senhorita Zulmira Feital, sub-directora do Jardim da Infancia Campos Salles com o Dr. Manoel Cavalcanti de Freitas, engenheiro civil. O ato civil teve lugar na residencia da viuva Maria Feital, à rua Christovao Colombo às 13 horas, e o religioso na matriz da Gloria no largo do Machado às 16 horas. Foram testemunhas, no acto civil, o capitao Samuel Barreiro, o coronel Antonio Emiliano Fayal e o Dr. Romeu Feital, e no religioso, os senadores Pedro Borges e Alcindo Guanabara e as Sras. DD. Maria de Miranda Feital e Amanda Feital." (Fonte: O Paiz, terça-feira, 1 de fevereiro de 1916, pg. 3, Anno XXXII, no. 11439)

    "Aos 31 dias do mes de Janeiro de mil novecentos e dezesseis pela dezesseis horas e meia nesta Igreja Matriz da freguezia de Nossa Sra. da Gloria depois de habilitados canonicamente, com palavras presentes na forma do Ritual em presença de meu Rvmo. Coadjutor Padre Dr. Alfredo de Vasconcelos e na das testemunhas Alcindo Guanabara, Pedro Augusto Borges, Ludgero Feital receberam-se em matrimonio os contrahentes Manoel Cavalcante de Freitas e Zulmira Feital, elle com trinta annos de edade, filho legitimo de Vicente Cavalcante de Freitas e de Marcelina Custodio Cavalcante, baptizado na freguezia de Baturité, diocese de Fortaleza, Ceará, e ella com vinte e nove annos de edade, filha legitima do Dr. José Feliciano de Noronha Feital e de Maria Gouvêa de Miranda Feital, baptizada na freguesia de Paquetá, archidiocese do Rio de Janeiro, moradores nesta parochia. E para constar fiz lavrar este assento que assigno, o Vigario, Mons. Luiz Gonzaga do Carmo."

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2