Stamatellos FranziniCanaletta PanaJácome CostaMaria Tomasia

Michelle FranziniFaustina Paola Costa

Marino Miguel Franzini

f a m í l i a
Filhos(as) com:
Carlota Sebastiana Gervasone
Maria do Carmo de Noronha Feital

Irmãos(ãs):
Sebastiana Maria Franzini
Anna Maria Franzini
Joanna Izabel Franzini
Niccoló Giovanni Franzini

Filhos(as):
Augusta Maria Franzini
Juliana Franzini
Marino Joao Franzini
Maria Emilia Franzini
Carlota Augusta Franzini
Marino Miguel Franzini
  • Nascimento: 12 Jan 1779, Mercês, Lisboa (regº Sacramento), Portugal
  • Casamento: 24 Jan 1806, Ermida de Nª Srª da Nazaré, Olarias, Socorro, ib., (regº na Conceição Nova. ib.) , com Maria do Carmo de Noronha Feital
  • Casamento: 6 maio 1835, Encarnaçao, Lisboa, Portugal, com Carlota Sebastiana Gervasone
  • Falecimento: 29 Nov 1861, Lisboa, Portugal
  • Profissão: Brigadeiro, Fidalgo da Casa Real, Ministro e Conselheiro de Estado
  • Image gallery (1 images)

    pict929.jpg [153x193]
    MARINO MIGUEL FRANZINI, Conte de Tarmassia, Fidalgo da Casa Real. Deputado, Par do Reino, Ministro e Conselheiro de Estado, Grã-Cruz e Comendador da Ordem de Cristo, Brigadeiro da Brigada Real de Marinha, Vogal do Supremo Conselho de Justiça Militar, Director do Arquivo Militar, Presidente da Comissão da Estatística e Cadastro do Reino, Inspector da Cordoaria Nacional, Sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa, Cientista e autor didáctico Geógrafo, Meteorologista e Estatístico; n. a 12.1.1779 nas Mercês, Lisboa (regº Sacramento, ib.), b. a 15.1., por especial decreto eclesiástico, "no Oratorio das Cazas da Rezidencia do Doutor Miguel Franzini, sitas na Travessa de Nossa Senhora da Piedade, Freguezia das Merces", ib.; e f. a 29.11.1861 em Lisboa; fº de Miguel Franzini, Conte de Tarmassia, Nobre do Conselho da Ilha de Cefalónia, Moreia, antigo domínio da República de Veneza na Grécia, Feudatário Jurisdicente de Isola della Scala, Verona, Estado de Veneza, Itália, Fidalgo da Casa Real de Portugal, Comendador, Matemático, Lente da Universidade de Coimbra e da Academia Real da Marinha, Professor do Colégio dos Nobres e dos Príncipes D. José e D. João., n. e b. em Stª Marina, Ilha de Zante, Moreia, ib., e f. a 11.1.1810 em Coimbra, e de s. m. D. Faustina Paula Costa, n. em Lisboa e b. no Loreto, ib., c/ q. c. a 15.1.1779 nas Mercês, Lisboa (regº no Sacramento, ib.); neto pat. de Stamatellos Franzini e de s. m. Canaletta Pana; neto mat. de Jácome Costa e de s. m. Maria Tomásia.

    "Filho do professor veneziano Miguel Franzini, professor dos príncipes D. José e D. João, filhos da rainha D. Maria I, assim como de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, seguiu inicialmente a carreira da Marinha, donde passou para o exército, como oficial engenheiro, com o encargo de participar no levantamento da Carta topográfica do país.
    Em 1807, quando o exército português foi reduzido por Junot, estava em serviço no Arquivo Militar. Foi nomeado Subchefe do Estado-maior do exército formado pelo marquês de Alorna, para ir servir com os exércitos napoleónicos, mas "desertou" em Espanha, regressando a Portugal.

    Voltou ao Arquivo Militar, tendo chegado a subdirector, onde, mais tarde criou, com a ajuda do Principal Sousa, irmão de D. Rodrigo de Sousa Coutinho, e membro da Regência, o Gabinete de Estatística.

    Em 1812 tinha publicado uma carta marítima da costa portuguesa, ano em que entrou para a Academia das Ciências de Lisboa como sócio correspondente, e em 1815 publicou umas Instruções estatísticas que por ordem do Excelentíssimo e Reverendíssimo senhor o Principal Sousa compilou .... Foi com base nos seus estudos que a Regência se opôs ao regulamento de 1816 decretado por influência de Beresford, tendo mesmo escrito a pedido daqueles umas Reflexões sobre o Regulamento do Exército de Portugal, obra que só foi impressa em 1820.

    Em 1818, fora nomeado Inspector da Real Fábrica da Cordoaria, cargo que ocupou até ao dia 25 de Abril de 1855, com um pequeno interregno de dois anos, e que acumulou com o de Presidente da Comissão de Estatística e Cadastro do Reino, que organizou o recenseamento de 1820, apresentado às Cortes em 1822, e publicado no Almanach Portuguez de 1826. Franzini ficou à cabeça desta comissão até 1846.

    Aderiu ao Vintismo, tendo sido eleito deputado às Cortes Constituintes pela Estremadura, e depois às Cortes Legislativas, em 1822, por Tomar. Voltou às Cortes em 1837, para as Cortes Constituintes que redigiram a Constituição de 1838, eleito por Viana do Castelo. Mais tarde, ocupará por espaços muito curtos o posto de Ministro da Fazenda; por 4 meses em 1847 e por 3 meses em 1851.

    Terminou a sua carreira com o posto de brigadeiro da Brigada Real de Marinha e vogal do Supremo Conselho de Justiça Militar, órgão que em 1836 substituiu o Conselho de Guerra, para o qual foi nomeado em 1855. Em Março de 1861 foi condecorado com a grã-cruz da Ordem de Cristo e em Abril foi feito Par do Reino.

    Posto / função Corpo Data do decreto
    Vogal Supremo Conselho de Justiça Militar 1855
    Brigadeiro Brigada Real de Marinha
    Inspector Real Fábrica da Cordoaria 26 de Maio de 1818
    Coronel Brigada Real de Marinha
    Sub-director Arquivo Miitar
    Tenente coronel Real Corpo de Engenheiros [1811]
    Sub-Chefe do E.M. Exército português Abril de 1808
    Major Real Corpo de Engenheiros 19 de Abril de 1803
    Empregado Arquivo Militar
    Capitão tenente Armada Real
    Primeiro Tenente Brigada Real de Marinha 7 de Agosto de 1798"
    (Fonte:Maria de Fátima Nunes, O Liberalismo Português: Ideários e Ciências. O universo de Marino Miguel Franzini (1800-1860), Lisboa, INIC, 1988)

    Veja a dissertação de Salomé Filipa da Fonseca Rodrigues tratando da biografia de Marino Miguel Franzini: https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/30314/1/Salomé%20Rodrigues%20-%2022014.pdf

    Veja também o artigo em Portugal - Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Volume III, págs. 577-579. (http://www.arqnet.pt/dicionario/franzinima.html)

    Veja também o artigo por DeNIPOTIE, Cláudio, Libraries and the book trade in Portugal - The papers of Marino Miguel Franzini in e-journal of Portuguese History (http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue15/html/v8n1a01.html)"

    "Franzini, Marino Miguel - Effect under 3,000 pounds in England. 12 February. The will of Marino Miguel Franzini late of the City of Lisbon deceased who died 29 November 1861 of Lisbon aforesaid was proved at the Principal Registry by the oath of Dona Carlota Sebastiana Gervasone Franzini of Lisbon aforesaid widow the Relic the sole Executrix." (Fonte: England and Wales, National Index fo Wills and Administrations, 1858-1957, pg. 284 under Wills 1863).

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2