Antonio Alberto Margarida Branca Gabriel FernandesJoana Fernandes

Joao Alberto Domingas Fernandes

Joao  Alberto (filho)

f a m í l i a
Filhos(as) com:
Maria de Almeida

Irmãos(ãs):
Agueda

Filhos(as):
Marcelina de Alvarenga
Ascença da Assunção
Doroteia de Alvarenga
Petronilha de Almeida
Manuel de Almeida de Alvarenga
Maria de Alvarenga
Joao Alberto (filho)
  • Nascimento: ca 1631, Nª Srª da Ajuda de Sernambetiba, Vila de Santo Antonio de Sá, Rio de Janeiro
  • Casamento: 29 Nov 1659, S. Gonçalo, Rio de Janeiro, com Maria de Almeida
  • Profissão: Fazendeiro e musico
  • Referência(s): Por Helio Lopes da Costa Jr.

    The name was previously recorded as José, but there is a work on the baptisms and confirmations occurred in Casserebu in which we find the information that the son of Joao Alberto was Joao Alberto.The work is "Chrismas e Baptismos de Casserebu (1650-1670)" (Santo Antonio de Sá de Casserebu ou Casseribu, hoje Macacu), cópia feita pelo cel. Carlos Sayao Dantas, adquirida do espólio de Leoberto de Castro Ferreira por Waldyr Cordovil da Fontouro Pires, todos sócios do Colégio Brasileiro de Genealogia, já falecidos.
    Found on T.I, fls.03.

    JOAO ALBERTO: Fazendeiro com plantações de mandioca em Guapimirim, Rio de Janeiro. Pai de Marcelina de Alvarenga e marido da Maria de Almeida (ou de Oliveira), nascido na Freguesia Santo Antonio de Sá, era irmao de AGUEDA, nascida nor Rio de Janeiro, freguezia da Sée batizada em 15 de outubro de 1625. Era filho de JOAO ALBERTO de naçao francesa, saboiano e filho de ANTONIO ALBERTO e MARGARIDA BRANCA (saboianos). Joao Alberto (pai) era casado com DOMINGAS FERNANDES, nascida no Rio de Janeiro, filha de GABRIEL FERNANDES e JOANA FERNANDES, nascidos no Rio de Janeiro. Joao Alberto (pai) e Domingas Fernandes eram moradores da Freguesia de Santo Antonio de Cassarebu. Fontes: Arquivo da Curia Metropolitana do Rio de Janeiro - Habilitaçao de genere de Manuel de Almeida de Alvarenga. Em 1698 se declaram parentes, em grau remoto do habilitando, os residentes em Cassarebus: Domingos de Souza, de 65 anos nascido no Rio de Janeiro, e Alvaro Rodrigues da Silva de 60 anos nascido na cidade do Rio de Janeiro.

    Tipo de escritura: Terra; Data: 15/05/1698; Descrição: escritura de instituição de patrimônio que faz Maria de Oliveira, viúva de João Alberto, a seu filho Manoel de Almeida – Institui a quantia de 200$000, que toma sobre si. Em garantia, hipoteca uma sorte de terras que possui, com 750 braças de testada e o sertão que lhe pertencer, com todas as suas benfeitorias, sitas no rio de Guapimirim, onde chamam a Lagoa, onde vive, que partem de uma banda com Félix de Proença [de Magalhães] e da outra com terras que foram de Antonio das Neves, que houve por meação por morte de seu marido. Preço: 200$000 (Fonte: AN, 1ON, 62, p. 70 e Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara (1635-1770))

    Ver item no livro Primeiras Familias do Rio de Janeiro:https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33SQ-G5GT-1RM?i=22&cat=2058226

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2