Catharina de Pontes

f a m í l i a
Filhos(as) com:
Salvador de Lima

Filhos(as):
Salvador de Lima do Canto
Catharina de Pontes
  • Nascimento: ca 1586, São Paulo, SP, Brasil
  • Casamento: ca 1604, São Paulo, SP, Brasil, com Salvador de Lima
  • Falecimento: 1621, São Paulo, SP, Brasil

    Nasceu por volta de 1580, provavelmente em São Paulo.

    Foi a mais nova dentre os nove filhos de Bartholomeu Gonçalves e a mais nova dentre os dois filhos de sua terceira esposa, Domingas Rodrigues.

    Casou-se com Salvador de Lima, filho de Gonçalo Pires e de Beatriz Pires Rodrigues.

    Salvador de Lima faleceu no sertão sob as ordens do Capitão Martins Rodrigues Tenório.

    Salvador faleceu em 1612, e Catharina casou-se pela segunda vez, com Pedro Nunes. Pedro era viúvo de Isabel Fernandes (falecida em 1607, filha do português Antonio Fernandes (Rodrigues) e da brasileira Antonia Rodrigues (Fernandes)), e viúvo pela segunda vez de Maria Jorge (falecida em 1611, filha de Gonçalo Madeira e de Clara Parente (Dias)).

    Pedro casou-se pela primeira vez com Isabel.

    Pedro casou-se pela segunda vez com Maria, viúva de Francisco.

    Pedro casou-se pela terceira vez com Catharina, viúva de Salvador.

    Catharina faleceu em 1621.

    Em seu inventário constam:

    Sítio no Ipiranga, adonde vive, com roças, canavial, gente de serviço.

    Terras compradas a João Vieira. Terras compradas a Geraldo Correa, nos matos do Ipiranga.

    Data de chãos, em sociedade com Manoel Fernandes Ajura.

    Jóias de ouro, em poder de Bartolomeu Fernandes.

    Houve, além disso, uma longa polêmica entre Bartholomeu Gonçalves e Pedro Nunes, a respeito de uma cama, da qual segue alguns trechos:

    "Bartolomeu Gonçalves, curador de seu neto requereu-me lhe mande Pedro Nunes que lance neste inventário a cama que nele não está carregada, a saber: um colchão de lã, quatro lençóis, um cobertor e o leito e mais coisas que não estão carregadas tocantes às camas; e o vestido roxo [...]".

    "Pedro Nunes digo que a cama que requer que se deite em inventario, vossa mercê ma deixou para dormir; e não é bem durma no chão, pois Sua Majestade dá lugar a vossa mercê em seu regimento para o poder assim fazer. E digo que não tenho outro vestir mais que aquele que eu tinha vestido quando vossa mercê foi fazer o inventário, que é o que a parte requer que eu deite em inventário, pois não tenho outro que se não bote por não ficar nu.".

    Além de um filho e duas filhas, citados acima, Catharina foi mãe de mais um filho:

    [do primeiro casamento:]

    1.1. Gonçalo de Lima (Salvador de Lima), nascido em Novembro de 1608.

    Gonçalo mudou seu nome para Salvador, ordenou-se padre, e serviu muitos anos em São Paulo.

    Em 27 de setembro de 1620, seu avô Bartholomeu declarou "Que haverá dez ou mais anos que em verdade acha que sustenta e alimenta hum neto seu, que até agora se chamou Gonçalo e agora se chama Salvador, filho que ficou de Salvador de Lima, o qual tratou sempre limpamente conforme a calidade de sua pessoa, vestindo e calsando-o de meas e sapatos, e ter vestido de domingo e outro de somana, com seu chapéu, como se permite assemelhantes pessoas, visto ser filho e neto de homens honrados. Hé publico e notório que ele hé um homem velho e sustentou o dito seu neto com muito trabalho custando lhe de sua fazenda sem haver outra pessoa que outro tanto lhe quisesse nem pudesse fazer".

    Em 1626, Salvador foi tutelado do Capitão Antonio Raposo Tavares, seu primo. (Fonte: https://genearc.net/index.php?op=ZGV0YWxoZVBlc3NvYS5waHA=&id=OTM2NA==)

  • Generated by GreatFamily 2.2 update 2